quinta-feira, 13 de março de 2008

Eu vou estar ao vosso lado

Fizeram-me chegar o testemunho que uma jovem escreveu no seu blogue. Chama-se Marta Castanheira, mas não me mandaram o nome do seu blogue. Sei que é de Braga, filha de colegas meus. E desde já lhe agradeço o texto que escreveu. Ei-lo!

"Sou filha de professores, afilhada de professores, amiga de professores, aluna de professores. Professores BONS!
Como a minha, muitas vozes ficam por ouvir. Não tenho qualquer base científica para me pôr para aqui a falar de “as avaliações isto”, “as avaliações aquilo". Mas, não tendo base científica, tenho o testemunho de uma vida!
Não vou tentar remar contra aqueles que desconhecem a realidade da vida de um professor. Eu conheço-a e bem. E cheia de bons exemplos. Deixo apenas a minha indignação.
E aos MEUS professores quero dizer que parem um segundo. Olhem à vossa volta!Para além do mundo escola, há muito mais: há filhos crescidos, com um futuro promissor; há netinhos que vos enchem o coração; há viagens e almoços de Domingo; há música. E, acima de tudo, há um sem número de alunos que com a maturidade certa vos reconhecem. E lembrem-se disto sempre na luta que travam. Lembrem-se disto, que isto ajuda.
Nós ajudamos, como podemos. Ajudamos a defender-vos porque sabemos o que vocês valem. E vocês devem ter sempre presente o valor que sabem que têm. E devem orgulhar-se dos vossos anos de carreira, de que nós, filhos, muito nos orgulhamos também.
Sei que é difícil, com tantas convicções abaladas. Mas tentem. Tentem por vocês. Tentem por nós. Embora mesmo crescidos, vamos precisar SEMPRE do vosso exemplo. É o que estais a fazer agora. Vamos precisar sempre de vós.
Mamã, Papá, Madrinha, Padrinho, Ana “da Martinha” e minha também, meus professores: não duvidem. Lutem. Como sempre lutaram pelo que é justo. E é JUSTO que sintam o que sentem. Mas sei que mesmo abalados, vocês não se vão deixar abater. E eu vou estar ao vosso lado."

Publicada no blogue de origem na Sexta-feira, Março 07, 2008

2 comentários:

Anónimo disse...

Não fui eu que fiz chegar o mail, mas surpreendetemente, quando o vi agora aqui, comovi-me.
Esse texto é da Marta Castanheira, minha afilhada,de quem eu falo no meu blogue.
Já fiz o comentário no sítio certo e deixo ,mais uma vez, um beijo para a "miau miau".

TempoBreve disse...

Ibel:

Não sabia que eras tu a madrinha. Obrigado pela informação. Já rectifiquei o nome. E também foi muito bom, porque tu és uma professora que merece o que ela diz.
Até.