domingo, 9 de março de 2008

Mandaretes de proveta, a nós não nos metem medo

Tentarei publicar logo que possível algumas fotografias da manisfestação de ontem. Talvez o consiga ainda hoje.
Quero agradecer às colegas e aos colegas que me adoptaram, já que o pessoal da minha escola andou todo o tempo tresmalhado. Foi um prazer rever uns, e conhecer outros.
.....
Riam-se de algumas imagens e de alguns comentários que às vezes passam na televião. Mas riam-se mesmo. É mesmo para rir. E, neste momento, rir um pouco faz muito bem.
.....
Ontem fizemos história na maior manifestação de sempre. Mas temos que continuar unidos. Cada vez mais. A manifestação foi um espectáculo de emoção transbordante. De emoção e de razão. Mas a luta continua. Não vamos vergar agora.
Mas nós somos lá gente de vergar?
.....
Atenção a todas as novas formas que vão sendo sugeridas para manifestarmos unidade, solidariedade e descontentamento.
Façamos tudo, mas mesmo tudo, pela nossa dignidade. Lutemos pela qualidade de um Ensino Público a sério, que tenha um sucesso a sério, e não um sucesso estatístico, humilhante para os alunos, para os pais desses alunos, para a escola e professores, e para todo o país.
Não nos deixemos humilhar. Não permitamos que "mandaretes" de proveta ousem sequer pensar que nos poderão calcar. Eles andam por aí. Mas nós não lhes temos medo.
.....
Atenção a todas as novas formas que vão sendo sugeridas para manifestarmos unidade, solidariedade e descontentamento. Às vezes as formas mais simples e mais simbólicas são mesmo as mais eficazes.
Se amanhã passarem por mim, e eu estiver de preto, e isso é apenas para eu me lembrar, e a todos os que me virem, que a Educação no meu país está em coma e está de luto.
.....
Um abraço e até sempre.

6 comentários:

Anónimo disse...

Gracinda Castanheira:
Não podemos baixar os braços depois da união que conseguimos mostrar...
Mas atenção! Há sinais a dar à navegação...é preciso saber ler, ler tudo, as palavras, as imagens, os olhares,as palavras não ditas mas adivinhadas em pequenos sinais...
Toda a atenção é pouca e há muito que tabalhar...
Mas ganhei forças para o trabalho quando estivemos todos juntos e juntos vamos continuar

Elisabete disse...

Aprovado!
Também acho que se deve pôr a tónica na dignidade e na qualidade. Concordo que é humilhante, para todos, o sucesso falsificado.
Lembrou-se de bem no meio da roda? Mas olhe que eu não sou muito de folias...
Agora, "padeira de Aljubarrota"... sou! Ou não tivesse eu nascido no dia 14 de Agosto...
Sei que tem muito trabalho e falta de tempo, mas esta luta precisa de si. Não o conheço, pessoalmente, mas vê-se que é apreciado e que defende o mais correcto para a Educação.
Um abraço

Anónimo disse...

A ovelha tresmalhada que abandonou a ovelha mestra está aqui para prestar homenagem a todas as palavras ditas e escritas no Sete Peles sobre os «Mandaretes de Proveta».É.Começam a nascer na(s)pele(s)da Educação portuguesa,mas vamos eliminar-lhes as camadas da «promoção» que têm à superfície; quando à superfície se vive,depressa a secura vem para os regar.Para os «promover».

TempoBreve disse...

Gracinda!

Já te respondi noutro sítio. Procura.

O meu mail está no "perfil", na margem esquerda.

Usa o "tempobreve@gmail.com"

Até.

TempoBreve disse...

Elisabete!

"Raiou finalmente o dia 14 de Agosto de 1385. As tropas dispostas em..."
Afinal, também raiou para si num Agosto doutro ano.
Sabe que também sou de Agosto?

:-)

TempoBreve disse...

Eduarda!
As ovelhas nunca se tresmalham quando sabem o caminho. E tu sabias. E sabes.

:-)