segunda-feira, 31 de março de 2008

Prós e Contras. Hoje. Não perca

Hoje, o Paulo Guinote, d' A Educação do meu Umbigo" vai estar no "Prós e Contras".
A não perder.
Pode assistir ao programa na televisão, ao mesmo tempo que pode sequir os comentários em directo em "A Educação do meu Umbigo" - "educar.worpress.com"
Força, Paulo.
Há um exército de esperança atrás de ti.

7 comentários:

Anónimo disse...

Hoje recebi um email de um amigo e antigo colega de liceu intitulado “Eis o grande Mota na manif”. Acho que só no momento em que me deparei com aquela imagem me dei conta que toda esta polémica envolta dos professores e ministério da educação atingia também o meu Professor de Português. Senti-me envergonhada por não me ter apercebido do óbvio, mas aos poucos fui entendendo porquê. Existem pessoas que surgem na nossa vida e que a marcam de tal forma que para nós se tornam sempre mais, como o meu Professor nos dizia em tom de chacota “mais que vosso Professor sou vosso Pai espiritual”, e não é que à distancia de mais de uma década posso dizer que é mesmo!

Deixo-lhe um abraço e a lembrança: Quem faz um filho fá-lo por gosto!!

Adriana Carneiro (1994-1997)

TempoBreve disse...

Caríssima Adriana!
Isto não se faz. Eu sei que sou um pouco aquilo que dizes que sou, e que o teu colega te disse que eu sou. Mas não o posso dizer. E ter consciência disso, é trágico. Mas eu tenho orgulho. Estou de lágrimas correndo, molhando-me as barbas. Quem será o teu colega? Onde é que ele viu a fotografia?
Não estou a ver a tua cara. Só o nome. Tu deves saber que eu só vos conhecia pelo primeiro nome. Até vos mandava sublinhar o nome por que queríeis que vos tratasse. Não consegues imaginar a alegria que me deste.
Eu não sou de desistir. Eu adoro os meus alunos. Sem excepção. Mesmo os que me deram mais trabalho. Sou assim. Hei-de morrer assim. E não há nenhum "filho da puta" que me faça desistir de ser o professor que sempre fui, e de gostar dos meus alunos como sempre eu gostei, mas sem que isso signifique que não deixe de resmungar, que não deixe de fazer um carinho, que nunca deixe de os incentivar, ora a bem, ora a mal, para que se tornem gente , e aprendam a pensar.
E o melhor é parar aqui.
Se eu, como professor, deixei em ti marca positiva, isso é o que mais me interessa. Não há dinheiro que pague o favor que me fizeste.
Até sempre. Eu sou, e serei sempre o professor que em mim viste, mesmo que eu não mereça uma tal distinção.
Vai um abraço?

Anónimo disse...

Boa Noite Professor:)

É natural que não se lembre de mim pelo nome, tantas caras, tantos nomes. Vou tentar ajudar… Quem viu a fotografia foi o Sérgio (tinha uma letra péssima que se mantém até hoje apesar das mais que muitas investidas do professor:)). Não foi só em mim que o professor deixou marcas mas também no Rui Moreira, no Sérgio, na Gabriela, no Hugo...
O Professor ajudou-me a criar a minha caligrafia, dizendo sempre que representava uma parte daquilo que eu era e que certamente eu não queria ser "aquilo".
Força do acaso conheci à tempos o seu filho, com quem partilhei algumas lembranças muito especiais dos momentos passados nas aulas do Professor, julgo que também ele tentou descrever me, infelizmente sem resultado.
Quando terminei o liceu fui estudar para o Algarve e depois para Coimbra, formei-me em Turismo…

Bem espero ter agora não só um nome, mas também um rosto, se assim não for também não importa porque mesmo não sabendo quem sou, saberei sempre quem é…

Retribuo o abraço

Anónimo disse...

António Mota,

Tu é que devias ter ido aos "Prós e Contras",amigo.Não houve gente à altura, à excepção da professora Isabel que representou muito bem a classe sem papas na língua, e com uma forma de estar e de dizer bem engraçadas.Precisa-se de gente culta e gente que saiba falar, duas qualidades que tu conjugas admiravelmente.Tu és grande, caramba, na altura, na convicção, na determinação.
Fico orgulhosa por ver testemunhos de alunos teus aqui no blogue. Outro dia uma mãe também me disse-O meu filho adora o Mota, o Mota enche-lhe as medidas.
Aqui vai um abraço com muita admiração.

Anónimo disse...

Caríssimo António,ser professor é mesmo isso.E mais não digo.

P.S. Estou à espera da pen.

Anónimo disse...

A Lurdinhas demitiu-se.
Era bom ,não era?
O provelema(como diz um amigo meu do Teatro) é que hoje é o dia 1 de Abril.

Anónimo disse...

Por lapso, o meu texto surgiu coberto pelo anonimato.
Mas como eu gosto de assumir o que digo, mesmo que,infelizmente,sejam mentiras do 1º de abril,aqui está a
rectificação.