quinta-feira, 13 de março de 2008

CONCENTRAÇÃO NO PORTO, DIA 15 (?)

Recebi o mail, que abaixo se transcreve - convocando uma concentração de professores - e que me foi enviado enviado por diversas pessoas. Recebi outros de teor idêntico, embora com outros articulados. Recebi ainda outros, simplesmente a dizerem que era preciso e urgente fazer qualquer coisa, para que não se alimentem sentimentos de desesperança e de isolamento. Recebi telefonemas e fui abordado directamente por colegas no mesmo sentido. Ontem, uma colega entregou-me, revoltada e a chorar uma fotocópia toda amarrotada com aquele escrito do Emídio Rangel.
O meu blogue é muito humilde e pequenino. A proposta que o mail contém tem tanto de óptima como de riscos. Por isso, eu não quis avançar com ela sem ter a certeza que a notícia estava ter ampla divulgação. Consultei várias pessoas. Consultei vários blogues. Agora vejo que essa proposta foi publicada por Paulo Guinote, no seu "A Educação do Meu Umbigo" - "educar.worpress.com", e a quem manifesto o meu reconhecimento.
Agora, esta proposta ganhou definitivamente uma outra dimensão. Não é fácil de concretizar, e exige muito cuidado da nossa parte. Mas quem é que disse que foi fácil fazer as manifestações que fizemos, cidade a cidade, e depois aquela manifestação majestosa em Lisboa? Quem é que acreditava naquela capacidade de luta e de unidade aqui há um mês atrás?
Cá para mim, esta proposta deve ser tomada muito a sério. E deve ser divulgada por tudo quanto é mail, por tudo quanto é blogue, boca a boca, telefone e SMS. É preciso estar a postos para, se ela avançar, estarmos todos preparados. O tempo de decisão não é muito. Cá por mim, deveríamos avançar. Com TODA a dignidade.
Aqui fica a tal proposta, que transcrevo, com a devida vénia de "A Educação do Meu Umbigo". Também transcrevo, logo a seguir, as observações que o Paulo Guinote faz, e que também devem ser lidas com muita calma e muito a sério. Dêem as vossas opiniões. Mas, caso concordem, o mais importante é cuidar da sua divulgação. Aqui vai, pois.


CONCENTRAÇÃO NO PORTO, SÁBADO, DIA 15


“O comício nacional do PS marcado para o dia 15 de Março no Porto, que levará José Sócrates ao reencontro com as bases, foi transferido da Praça de D. João I para o Pavilhão do Académico, uma mudança que “protegerá” o líder socialista de qualquer imprevisto vindo da rua.” (Público, 06.03.08)

Convocam-se todos os professores para estarem presentes à porta do Pavilhão, não para “atacar” sua excelência, que os professores não são arruaceiros!

Vamos dar-lhes mostras da nossa DIGNIDADE mas IRREDUTIBILIDADE… todos de NEGRO e em SILÊNCIO!!!!.. os cartazes dirão o que se tiver a dizer!…. e os meios de comunicação serão a nossa voz!!!!

Acima de tudo, tem de se mostrar que os vilões são eles!!!!!!!!!!!!
REENVIA PARA TODOS OS TEUS CONTACTOS!!!!!

OS PAIS E ALUNOS TAMBÉM SÃO BEM-VINDOS!!!!!!!!!

Observações de Paulo Guinote:

Em off, este mail tem sido objecto de discussão entre vários colegas, assim como a iniciativa proposta, que os proponentes pedem para divulgar.

Confesso que a coisa me provoca sentimentos mistos.

. Por um lado, seria uma forma de manter a manifestação do desagrado bem presente, em especial para a opinião pública, pois Sócrates, o PS e o ME sabem bem que foram da manifestação de sábado ficaram muitos outros professores que não puderam ou não quiseram ir, embora estivessem solidários com os presentes.

. Por outro, acho que se for mal conduzida, esta forma de manifestação do desagrado, pode dar a Sócrates uma hipótese para se vitimizar e apontar a outrém perturbações que só ele causou. Além disso, a manifestação de dia 8 correu com toda a normalidade e civismo, sem contra-manifestações de qualquer tipo.

Por isso mesmo, e caso a iniciativa avance, que seja estritamente nos moldes apresentados, sem arruaça, sem palavras de ordem, sem ruído que justifique qualquer tipo e sem declarações à comunicação social que fujam ao tom certo. E que não justifiquem que o PM apresente aquele cenho franzido e encrespado que ele toma por manifestação de «determinação reformista» e «coragem política».

De qualquer modo, a verdade é que a iniciativa do PS no Porto já caiu no anedotário político e quem a concebeu deveria ser sumariamente despedido do cargo por manifesta inépcia política.

Por isso, também não seria de desprezar a hipótese de mostrar até que ponto Sócrates está reduzido a comícios de desagravo em pavilhão com capacidade bem limitada.

6 comentários:

Anónimo disse...

Não concordo com esta manifestação.
Devemos fazer as nossas manifestações e não misturar a educação com um comício do partido.

TempoBreve disse...

Caro anónimo!

Você é capaz de ter toda a razão. A intenção era capaz de ser boa. Mas, sem garantias de que tudo possa correr bem, é, de facto, um perigo.
Mas as pessoas, muitas delas, estão receosos que tudo pare, e, parando, que tudo acabe assim em águas mornas. Isto é, em negociações que não são carne nem peixe.
Um abraço.

Anónimo disse...

Esta manifestação, se for feita, vai ser uma arma apontada para os professores. E são votos para eles.
Vou pensar com mais calma.

TempoBreve disse...

Não pense muito. De acordo com as últimas informações que procurei, a manifestação é um risco enorme. Já sei quem mandou os mails, cheia de boas intenções. Mas a verdade é que não é possível saber quem começou a fazer circular esta ideia. Há quem diga que foi o PS. Eu não quero acreditar.
A confusão está instalada.
Não deve haver manifestação.
Obrigado por ter aparecido.

Elisabete disse...

Manifestação, pelos vistos, não pode haver, uma vez que não foi comunicada ao Governo Civil.
Mas é pena que não se tivesse pensado numa outra forma de protesto.
Nem que fosse, por exemplo, uma fila de professores de preto, com intervalos de 1 ou 2 metros.
Sem ajuntamento nem palavras de ordem, não haveria nada de que nos pudessem acusar.
Agora, já não dá tempo.
Mas não se pode parar! Os gestos simbólicos mantêm a chama acesa e as pessoas unidas.

TempoBreve disse...

Elisabete!

A divulgação foi tardia. Depois gerou-se uma confusão, penso que deliberada, de informações e contra informações.
Mas temos que fazer qualquer coisa no Norte.
Até lá, não nos calemos. Eu vou tomar posição até nas reuniões de avaliação, para que conste nas actas. E para que me ouçam. Eu sei que me ouvem. Mesmo contra vontade.
É preciso manter as pessoas com ânimo, claro.
Vou estar atento ao que se passar no Porto amanhã.
Já assinou a petição?
Um abraço.