sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Eles já vão ver!

Isto é para todos aqueles e aquelas, anónimos ou sucedâneos, que se unirem do lado de lá - em forma de legião conspirativa, céptica e malévola -, contra a minha frágil, crente e inocente pessoa, que está heróica e sozinha do lado de cá. Sendo para todos esses, é principalmente para os dois "Anónimos" e para a Ibel - autores dos três últimos comentários deixados em Boatos e Alegorias, no pobre e indefeso Tempo -, pois eles podem bem ser os chefes da impiedosa e exigente conspiração. Mas é para si também, que, como eu, é inocente e não tem malícia, só para que veja como eles são maus, e como eu sou bonzinho, e como se devem pôr todos do meu lado, rezando por mim. Eu nem ponho aqui os comentários que eles fizeram. Mas eles estão lá, no sítio deles.
Dirigir-me-ei primeiro aos tais dois "Anónimos", como se só estivesse a falar com eles, estando, na verdade, a falar com todos.
- Falo para os dois, mas desde já juro não estar a insinuar que vocês os dois sejam dois em um. O que é isso de me chamarem perito na arte da fuga? E que é isso de me vestirem de barbas de maliciosa inocência? E que é isso de irem aos mares buscar temporais para me retardar?Eu aprecio "A Arte da Fuga", mas não sou fujão; a minha inocência é proverbial, mas, às vezes, tenho que pôr as barbas de molho, por causa da malícia que inventam em mim; os temporais do mar entram-me na alma, assim como a acalmia que eles depois trazem.
Há ainda a Ibel. E a essa não perdoo mesmo, que me fez pensar estar do meu lado, quando, afinal, também está do lado de lá. Bem me enganou! E eu só no fim é que percebi a figura que fiz no que lhe escrevi. Ora vejam bem:
- Ainda bem que você acredita na minha inocência, bem comprovada na coelha branca e no galo em poses de; poses essas que, como diz, e bem, não suscitam nada. Mas as más línguas cépticas não se conformam; não acreditam; só vêem naquilo o que querem ver, e que é o que lá está.Até a cria se põe contra mim. E é sempre assim. Em vez de se pôr do lado de cá, põe-se sistematicamente do lado de lá. E, depois, ainda se ri da habilidade.Eu acho que você também se está a rir agora. Ai, o diabo! Não me diga que também está com os do lado de lá e, porque me sabe inocente, esteve a gozar comigo.Ai, ai, ai,ai, ai ,ai!
Estes anónimos, e esta Ibel, que teimosos são! Tenho que livrar-me deles, e da sua pressão. Nesta brevidade que me envolve, não posso, agora, dar-lhes a história que, provocatórios, merecem e querem.
Mas eu já lhes digo: vou engendrar, com muito cautela, uma infalível manobra de diversão. Vou iludi-los. A eles e aos deles. Mas a você não.
Nem vão dar por ela! Eles já vão ver! E vocês também.

Nota: Esta nota só deve ser lida pelos que estão do lado de cá; e não digam aos outros, aos do lado de lá, que este texto é já ele em si uma manobra de diversão; mas é só para os iludir; não é a verdadeira; não lhes digam nada!

4 comentários:

Anónimo disse...

Já vai tarde,Tempo!O fogo já se propagou.O sino tem de de tocar a rebate!Dlam,dlam,dlam!Salvem-me a pele,salvem-me,lá se vai a história
dos bichos!

TempoBreve disse...

Caro anónimo:

Não vou nada tarde. E não pode haver fogo. Já foi decretado o fim dos incêndios.
Ora, quanto aos sinos, acho muito bem. Mas você acha que há casório festivo?
Ai, valha-me tudo quanto é santidade! O que estes anónimos andam para aqui a inventar!
Dlim, dlam! Dlim, dlam! Dlim!
:-)

Anónimo disse...

Como se atreve a duvidar da minha mais p�lida inoc�ncia(a branca fica para si...),quando, de cora�o
leal, fui sua testemunha abonat�ria?
Eu n�o moro na rua das m�s l�nguas, mas sim, na Avenida dos Aliados.
Estou mesmo zangada. N�o com o pisco, mas com o Tempo. N�o juro, mas estou.
Para o passarinho,que gosta voar,ha�-de pedir-lhe que me leve nas suas asas.

TempoBreve disse...

Ibel:

Eu percebi bem que você se estava a rir. Vai daí, deduzi que estava a escrever uma coisa e a pensar o contrário. Terá que fazer melhor prova da sua inocência. Por isso, e até prova em contrário, você ficará do lado de lá.
É assim!
:-)