segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Escadas da vida

Regressarei hoje aqui com um pouco de mais tempo. A ausência de dois dias deveu-se ao fim de semana. E vocês sabem também que andei à procura do tal.
Encontrei-o na sexta-feira. Tinha que ser. Ameacei-o e, logo no sábado , até me acompanhou a Montebelo, em Viseu. Mas seguiu-me sempre à distância, fingindo o tempo todo que eu não sabia dele; e eu fingindo todo o tempo que ele não sabia de mim. Ele é duro de roer; mas eu também não sou mole.
Ele anda preocupado. Quer dizer-me qualquer coisa. Quer dizer-me, ou quer pedir-me. E eu até já desconfio qual a coisa que ela é. Vou ter que ter muito cuidado, na resposta que lhe der. É que as respostas são escadarias que podem fazer da vida, ora um céu, ora um inferno. E nem sempre é muito fácil distinguir umas das outras. E mesmo quando as distinguimos, ainda somos tentados a seguir pela errada. Vou ter que ter muito cuidado com a resposta que der ao meu amigo macaco. Que eu quero-o no céu, mas não na forma de parvo.
Mas voltarei mais logo aqui, que agora tenho que ir.
E tenha um muito bom dia!

8 comentários:

Anónimo disse...

Primeiro é preciso olhar para as escadas; depois saber distinguir os degraus;depois ver se se quer subir ou descer;depois pensar que o inferno nem sempre está em baixo e que o céu nem sempre está em cima;depois subir ou descer "porque o importante não é cair".
:)

Anónimo disse...

...E o importante é subir e não chegar.Subir, subir, subir,com cuidado, como diz,Sr.Tempo.
Macaco parvo, não!Isso não!Mas se ele cair,tanto melhor,volta a levantar-se para perceber que lhe fez bem a queda.
Um cheirinho de violeta na testa do macaco para subir odorificamente...

TempoBreve disse...

Beija-flor:

O subir e o descer, o em cima e o em baixo, vão dar aos mesmos lugares: ao inferno e ao céu. O que é preciso é ir, e ir torcendo o caminho para o lugar que queremos.
Nem sempre se chega lá. Mas é preciso ousar ir, que o ir já é escolher o lugar que merecemos.
Não cair é importante; mas cair é mais importante que o nunca ousar ir.
:-)

TempoBreve disse...

Violeta:

O importante é subir, cheguemos ou não cheguemos. Mas subir, ou seja, ir.
Tem razão quanto ao cair.
E para não demorar mais, faça o favor de ler o comentário que deixei à "flor", que ele também serve para si.

Não me mime tanto aquele outro senhor. É que ele acredita em tudo, e ainda exige de mim o perfume que lhe manda.
:-)

Anónimo disse...

Não acredito que o macaco tenha ido consigo onde você disse que foi.Eu encontrei-o nesse dia e em péssimo estado.E sem graca nenhuma!Estava com um aspecto tão frágil e tão indefeso!Apeteceu-me pegar-lhe o colo e mimá-lo,mas receei que ele se esquivasse.Se o vir, trate-o com a ternura que ele me inspira.Promete?

Anónimo disse...

Temos varias especies de macacos... eu acho o seu 5 estrelas.

Conheço uma especie ridicula ...
e o ridículo mata!
O fanatismo, a arrogância, a injustiça, o autoritarismo têm terríveis efeitos, mas o ridículo mata!
Sabe que há um código de ética que vem de uma ordem superior de macacos? os da especie política...não está sujeito a maiorias, não obedece à democracia.

É precisamente a ética que nos defende quando o consenso geral se desorienta.
Por isso um decreto não muda a ética. A história tem muitos e terríveis macacos ditadores, mas raramente lhes passou pela cabeça alterar códigos de ética com a lei. Isto parece obra de tiranetes ridículos!!!

Mas foi feita aqui, por um dos macacos mais graduado e inteligentes deste Governo. Governo que começa a ter uma tradição de ridículo, depois de castigar um professor por uma piada, demitir a directora de um centro de saúde por um cartaz jocoso, pôr a polícia a fingir que invade um sindicato, etc. Macacos ridículos...macacos engraçados não acha?

TempoBreve disse...

Olá, menina ou menino, que se enganou no nome!

Claro que foi. Dissimulado, mas foi. Por isso, você não o poderia ter encontrado. A não ser que você também tivesse ido até lá. Mas, se tivesse ido, e o tivesse visto, teria visto a perícia com que ele se movia, fazendo, sem eu ver, batota para mim.
Digo-lhe isto para que fique tranquila. Para que saiba que ele está bem. Mas, se acaso você o vier a encontrar num estado que exija cuidados, trate-o bem. Mas desde já a aviso que ele, às vezes, põe-se nesse estado só porque é mimalho e gosta de colos. Mas esse pequeno truque também não faz mal a ninguém, pois não?
Fique tranquila, que eu trato-o bem; e a si também.
:-)

TempoBreve disse...

Olá, algoritmo!

Obrigado por distinguir o meu macaco dos outros macacos. Contudo, acho que a distância que vai dele - que é humano -, aos outros - que são mutantes -, mereceria mais algumas estrelas. Mas eu aceito, pois acho que a escala só vai mesmo até cinco. Porém, quando for revista, a escala, terá de conceder-lhe mais umas estrelinhas. Combinado?
Está muito na moda a espécie vestida do ridículo que mata, não está? Pois é!
Você tem toda a razão quanto à ÉTICA. Mas, por mais votos que tenham, por mais legalismos vagos que teçam, nunca conseguirão vencer a força que a ÉTICA tem.
Quanto aos consensos desorientados, eles são muitas vezes forjados, muitas vezes forçados. Mas não duram sempre. Só tiranetes sem escrúpulos, ou inconpetentes irresponsáveis é que acreditam que sim.
Há ridículo a mais em muitas medidas tomadas por este governo. Já não se trata de se estar de acordo ou tão. Trata-se de absurdos que raiam as bordas da insanidade. Por isso mesmo, não nos podemos calar. E temos que ousar discutir e defender a honra da democracia que eles abastardam e tentam matar com ridículos de morte.
Não vão conseguir.
Não vamos deixar. Vai ser bem difícil. Mas quem é que disse que nos mete medo o que é difícil?
Um abraço para si.

Nota: acho que voltaremos ao assunto. Mas por hoje fico-me por aqui, que é tarde.