quarta-feira, 16 de abril de 2008

Porque era previsível, não nos sentimos traídos

Os professores não foram vencidos. Os professores não serão vencidos. Perdemos o Mário Nogueira. Mas não virá mal ao mundo por isso. Era previsível, mas teve que deixar-se acontecer numa atitude pedagógica para todos verem.
Ele é um fraco líder fracote. E um líder fraco torna fraca a forte gente - que me perdoe o Camões por citá-lo assim de cor. Podemos bem continuar sem ele. Noutro ritmo. Noutras formas. Continuaremos a não hostilizar os sindicatos.
Eu ontem ainda escrevi que não deviam ser verdadeiras as declarações que lhe eram atribuídas. Mas foi só para esperar pela confirmação de hoje nos jornais e na conferência de imprensa. Agora está tudo claro. Temos que contar connosco.
Não foi por acaso que a Moção e o Memorando apareceram nos últimos momentos. Foi para que não houvesse tempo de os ver e analisar. As mil escolas onde ele diz que o texto foi discutido, são um número manipulado. Deve ter contado tudo. Como naquelas eleições onde até os mortos votam.
Não estou contra quem aprovou os textos. Mas cada um em cada escola é que sabe como essa aprovação foi feita. As escolas que os rejeitaram essas tiveram mesmo que discuti-los. Mas isto não interessa agora, que o contar de espingardas nunca é uma boa solução.
Os protestos que ele só agora volta a dizer que mantém, esses vão ser já outra coisa. Voltarei a este assunto, que agora vou para mais uma reunião, onde vai haver gente muito contente, que sempre esteve contra nós, mas que está contente com o "acordo", que, afinal, é "entendimento", num joguinho de palavras a pensar que somos parvos.
A ministra também pensava assim. E também fazia sair textos a correr para não termos tempo de respirar para os ler.
Desanimado?
Qual quê?
Então!
Isto era previsível.
Vamos continuar. Como? Veremos. É preciso estar atento. E não adorar "macacadas", estejam elas onde estiverem.
Não somos adoradores de monos, sejam sagrados ou não.
Parabéns à senhora ministra. Não vergou os professores, mas vergou o grande líder.
:-)

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Mota

é necessário discernimento em tudo isto. Sabemos que temos razão, vamos continuar.
No Sá de Miranda (Braga) temos marcada uma reunião geral para decidir novas formas de luta.
Vamos até ao fim.
Viva o Maio de 2008.

José Ribeiro, ESSM

Elisabete disse...

Assim é que é, minha gente!
Orgulho-me de vós.
Abraços para todos

Elisabete Neves