terça-feira, 22 de janeiro de 2008

O Crates, atleta e salvador

O Tempo pôs-se para ali a barafustar, e vocês não gostam disso, que os governantes que temos, são os que merecemos, e são os que escolhemos, com uma inteligência rara, quase digna de deuses. Poderíamos dizer até, que o povo é quem manda, que o povo é quem ordena, que o povo é quem sabe, que o povo não se engana, nem pode nunca enganar-se.
Mas o Tempo é um hereje, é às vezes esquece esta coisa trivial que é a de que o povo, quando lhe dão um papelinho, para meter numa rachinha, no centro duma caixinha, fica transfigurado, torna-se consciente, torna-se sapiente, e escolhe sempre bem, e aguenta depois tudo, já que lhe ensinaram que é bom a imitar os sofrimentos calados daquele Job coitado, só para salvar o país.
E, c0mo vocês, uns optimistas que são, não gostam de ouvir o rezingão do Tempo, dizer mal injustamente dos governantes diligentes, que nos tratam da saúde a nós, e das contas bancárias dos seus, nós, as Peles - e até para arreliarmos o Tempo -, hoje só vamos dizer-lhes coisas simpáticas de ouvir, e até coisas optimistas e devotas, que é isso de que o povo gosta.
Limitamo-nos, aliás, a ser fiéis seguidores do nosso guru talentoso, que é o senhor Crates, atleta certificado. Na verdade, ele, que também é um vidente - embora não seja possível mostrar o certificado, porque a loja que lho deu, entretanto foi fechada -, já vai garantindo ao povo que o barco que dirige, já não se está a afundar , e até já está a emergir , e até a navegar, velas desfraldadas ao vento. O povo é que é estúpido, e não vê barco nenhum, porque o que sente e que sabe é que o barco está preso no pântano, e que se está a afundar. Mas o Crates é que sabe. E se ele diz que já estamos quase bem, é porque o bem está a chegar. Ele é um ilusionista. Quer ganhar as eleições. Tem que semear já ilusões, para nele o povo votar. E depois de votar que vá às urtigas.
Mas como lhes disse acima, só vou falar de coisas simpáticas, que há que ser irresponsável, e optimista palerma. Por isso vou crer na ilusão mentida do nosso guru atleta - que está a ser anunciada, e até muito comentada, por todos os comensais cráticos. Vou vestir-me de simpatias e de optimismos tolos. E nem sequer vou fazer referência irónica às feiras, apresar de hoje ser a terça. Mas farei isso mais logo.
Não levem muito a mal aquele fraqueza do Tempo em dizer mal dos valentes salvadores da pátria que nos estão a esfolar. Ele até já está todo muito arrependido!
Até logo e um abraço.

2 comentários:

Anónimo disse...

Como acredito no seu arrependimento, já não lhe posso elogiar a metáfora de "guru atleta" de que tanto gostei.Do guru nem vê-lo e muito menos ouvi~lo, porque a voz desperta ondas ~~~~~~ furiosas. O pior é que temos que conviver com guruzinhos destes , tão imbecilmente espertos que até esticam o pescoço para se verem melhor as medalhas de trampa que trazem penduradas no aquilo e que lhes provoca tesão.
Homessa!

TempoBreve disse...

Caro Vaz de Carvalho:

Um dos meus melhores exames foi feito ocm um professor que tinha esse nome, mas não foi você, claro.
O que você não quer é dispensar o elogio, aliás, bem merecido.
O Tempo é um maroto. Não acredite nos seus arrependimentos. Olhe que lho diz quem sabe, que sofremos nas Peles as impertinências dele. Ele deve estar é a rir-se do seu elogio à metáfora, pois ele é de opinião que é um grande elogio elogiar-se alguém, embora dizendo que não.
Tem toda a razão: quanto mais pequenos são, essses guruzinhos de vapores inchados, mais se esticam em bicos de pés.
A propósito do que diz, na parte final do seu comentário, eu acho que, por mais medalhas que pendurem e contemplem, isso não lhes pode provocar aquilo que eles não têm.
Homessa, também para si!
:-)