domingo, 27 de janeiro de 2008

Onde está o seu sol, senhora ministra, que nunca lho vi?*

"Realmente a gente não se pode acanhar perante pessoazecas ou pessoazinhas tão pequeninas, que julgam guindar-se à altura, pisando aqueles que têm dignidade e orgulho de ensinar jovens a crescer.
A gente, realmente, não se pode acanhar, mas sim abrir a voz e soltar o que anda a moer a alma, coisa que essa gente não tem porque a venderam num leilão de coisas de nadas, vestidas de pó de coisa nenhuma.
A gente não se pode acanhar. A gente tem que se organizar e derrubar este arranhacéu de mentira onde querem encarcerar a nossa dignidade.
A gente não se pode acanhar e temos que ser voz e acto e rosto de se ver sem pseudónimos ou máscaras, quando se trata de coisas sérias.
Eu quero ser avaliada; eu quero ir-me embora com a certeza de que sou má com as novas exigências balofas de quem nos quer meter no jogo da mentira; eu quero que essa gente venha ver que me borrifo para a papelada e que na minha pessoa eu ainda mando, enquanto puder usar a voz para dizer aqui e onde me apetecer que eu sou uma professora de mão cheia, mesmo que os fantasmas da inquisição andem aí com medos anunciados.
Senhora Ministra, quando eu falo para os meus alunos, o meu rosto sente o calor do sol que me vem na alma e deixa que ele se espraie num rio de jovens que merecem ver o mar que leva a porto seguro.
Onde anda o seu sol, Senhora ministra, que nunca lho vi?"
...
* NOTAS:
1 - Texto integral de Isabel Fidalgo , autora do blogue frutosdemimemar, merecedor de uma visita, sobre este e outros assuntos; 2 -Este texto foi por ela deixado na forma de comentário em Professorzecos de imbecis putecos, que publiquei no Tempo (sexta-feira, dia 25); 3 - Publico aqui o texto da Isabel Fidalgo, dando-lhe a visibilidade que ele merece neste meu humilde lugar; 4 - Um obrigado à Isabel Fidalgo, esperando que ela não me leve a mal o facto de eu ter publicado aqui o seu texto na página principal.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro senhor Tempo

Certamente ficará espantado, quando vir as horas.É verdade!
Aproveito para dizer que passei a manhã de sábado numa acção de formação na Casa do professor; que o sábado, das três às oito da tarde foi preenchido com corre(c)ções de trabalhos de casa dos alunos; que o Domingo de manhã foi de feitura de almoço, arrumação da casa,e ainda preparação de uma aula de síntese de conhecimentos sobre a Mensagem e "Os Lusíadas " para dar aos alunos; que à tarde quis passar pelo sono, mas naõ o pude fazer, porque a cabeça estava preocupada com a feitura do plano guião que tenho que enviar para o formador sobre a Avaliação da Oralidade e aida com a elaboração do teste que vou dar na sexta-feira; que à noite ,depois de jantar ,estive a matutar na melhor maneira de dar o Memorial do Convento.Finalmente, antes de me deitar, vim aqui espreitar, bem como ao Delfos, e fiquei tão indignada com o que li sobre o desrespeito pelos professorzecos, que explodi sem acanhamentos.
Fui-me deitar, precisava de dormir, mas não consigo, porque ando às voltas dentro de mim e não sei quando vou ser vencida pelo cansaço.Tenho aulas a começar às oito e vinte...
Não sei se há alguma legislação a que me possa "agarrar" para exigir a remuneração de horas extraordinárias...
Entende agora o motivo de estar às cinco menos um quarto da manhã a escrever aqui.É que eu sou um professorzeca que vai fazer 57 anos a dezoito de Março e não tem direito a ter fim de semana, porque descanso é para gente e eu sou apenas uma coiseca em eco...
Não me importo nada que tenha publicado o meu comentário.Só lhe peço que, se não se incomodar, que ponha como título, a última frase com que o terminei.
Aproveito ainda para dizer que esse comentário foi feito em minha casa, à hora a que aparece no blogue ,com palavras de liberdade nas quais aida quero acreditar, pelo que espero não ser incomodada com nenhum processo disciplinar.

Se digo a data do meu aniversário é para ver se você se vai lembrar dele e se é menos sovina,e me oferece um chocolate.Mas não dos envenenados...
Homessa!

TempoBreve disse...

Cara Ibel!

Deixe-se de coisas. A única coisa que lhe exigem é que você garanta entre 92 e 94% de sucesso. E é nisso que tem que se concentrar. Deixe lá as leituras. Os meninos podem até nem gostar, sabia? E isso do ler faz mal. Nunca ouviu dizer que o aprender enlouquece as pessoas? Faça umas fichinhas muito simples. Depois dar-lhe-ei alguns exemplos. Garanta já os 92/94%, e ninguém a incomoda. Até a classificam com nota máxima.
Isto seria para rir, se não fosse trágico.
Não desanime. Já vi o seu blogue, e vi como os seus a lunos a vêem a si. E isso é que importa. Mas lá que custa aguentar tanta besta quadrada a masturbar sucessos em estatísticas forjadas, lá isso é verdade. A culpa foi de todos quantos acharam que estavam a ser bonzinhos permitindo que senhores sem qualificações passassem sem mais a "doutores". Eles convenceram-se disso. E agora...
Bem. Isto são só desabafos.
Logo tentarei deixar cá mais qualquer coisa.
Quanto aos chocolates, veremos. Mas você também tem que fazer qualquer coisa para os merecer.
:-)