terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Contra a prepotência

O processo de avaliação dos professores tem sido um processo muito conturbado e de contornos indefinidos e atabalhoadamente obscuros. Neste exacto momento, esse processo está num caos, sem previsões de uma articulação lógica à vista, e em tempo devido. A sua concepção e gestão têm sido feitas, em matérias relevantes, de uma forma precipitada, casuística e desarticulada, com avanços e recuos, com marcação e adiamento sucessivo de prazos por parte do Ministério.
O próprio Ministério tem desrespeitado as regras que tem aprovado, queimando etapas e compromissos, numa pressa própria do facto consumado, indiferente às consequências nefastas e ao descrédito que tal atitude acarreta. Os instrumentos de registo dessa avaliação ainda não estão cabalmente definidos para posterior aprovação. Além disso, nesse processo existem parâmetros imperceptíveis ou, no mínimo, de interpretação muito duvidosa – o que faz com que o próprio legislador, ele próprio, ande sempre a acrescentar recomendações interpretativas;
Sabe-se que os prazos agora previstos, a meio do ano, são parcialmente impraticáveis, a não ser numa espécie de caricatura de avaliação referente ao presente ano lectivo, mas que a todo o custo querem fazer, só para dizer que sim.
Acresce a isto o facto de os próprios órgãos, ainda democráticos das escolas - os Conselhos Pedagógicos e os Conselhos Executivos -, a quem cabe a tarefa ingrata de avançarem com este obscuro processo, são, eles próprio, órgãos a prazo e com morte anunciada.
Os professores querem ser avaliados. A sério. Com garantias de competência e de isenção. E também querem uma reforma. Do ensino. A sério. Não para inglês ver. E querem ser tratados como merece a dignidade da sua função.
Este processo de avaliação dos professores está desacreditado. Que os professores não se deixem desacreditar com ele, consentindo-o calados. Por isso, os professores e os órgãos democráticos das escolas tudo devem fazer para obrigar estes senhores a pensar melhor, a estudar melhor. Mais vale parar um pouco e ouvir que fazer asneiras de auto-satisfação.
Esta avaliação, como está a ser desenhada, não vai avaliar tanto a competência dos professores, mas vai avaliar mais a sua capacidade para agradar aos senhores que aí vêm. Por nomeação, pois claro.
E esta ministra, pela incompetência que tem demonstrado na condução deste processo, pela sua insensibilidade arrogante face à desqualificação do ensino público, pela sua incapacidade em entender a função docente, pela prepotência que foi aquele concurso para professores titulares, deve demitir-se. Em defesa de um ensino público de qualidade e de uma avaliação fiável dos professores, esta ministra deve demitir-se.
Para bem do país, para bem do ensino, para bem dos alunos, demita-se.
E venha depois uma reforma a sério. E uma avaliação a sério.
...
Nota: As minhas condolências aos amigos que tive e tenho no Partido Socialista, e que, apesar de tudo, ainda não venderam a alma ao diabo; principalmente aos que são professores, e que vivem, mais ou menos calados, esta tristeza.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tempo Breve,

Ainda não tinha visto esta publicação "aqui" deste seu texto, por isso fiz umas considerações no "maçãs entre folhas" e ainda nos frutos, esperando que volte lá.
Quero que continue a dar a sua preciosa ajuda a esta nossa luta.
Você, como muito pouca gente que conheço, tem o geito, a voz, a figura,a sapiência que são necessários para as causas que têm de ser levadas até ao fim.E a sabedoria e a arte de dizer são uma arma.
Hoje, você foi uma surpresa para muita gente. Afinal, "o tempo não cala a desgraça".
GRANDE ABRAÇO!

TempoBreve disse...

Cara Ibel!

É uma maldade minha só lhe responder agora. Mas ando atarefado noutras bandas. Irei em seguida às "Maçãs" ver as suas considerações, que me dão muito agrado.
Você é muito emotiva. Por isso, vou perdoar-lhe aquilo que você diz que eu tenho. Eu sei que é simpatia sua. Mas é sempre bom ouvir.
O dizer é uma arma, sim, senhora! E você diz muito bem.
Não creio que alguém tenha ficado surpreendido.
Sim. "O tempo não cala a desgraça", nem ninguém deve calar.
Um abraço para si.
:-)

CHEAPTAP.CO.UK -- Enjoy the water, enjoy your life! disse...

It is indeed a wonderful LED taps for you to consider as your daily usage. You will love to enjoy the Shower Taps from then on. It will bring you an all new feeling. As can see that Antique Basin Taps flow decentralizes or sprayed, just spin the button on the head.