sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Curiosidades

1.
Hoje é começo de mês, sexta-feira, dia 1 de Fevereiro. O nome do mês deriva das festas a que os romanos chamavam Februais, e que se celebravam no dia 15 deste mês. Eram festas expiação ou de purificação em honra das almas dos mortos. Uns expiadores santos, e purificadores devotos, estes romanos que por cá passaram.
Deixaram-nos muito de tudo. Principalmente a alma, na forma de cultura e língua. E, como eles, temos também dia marcado em honra das almas dos nossos. Só que não são Februais, mas o nome pouco interessa. O que interessa é que os honramos.
2.
É dia de Santa Brígida da Irlanda, ou, simplesmente de Santa Brígida, a mística. Como vêem, todos os povos têm os seus santos. Não os têm muitas vezes apenas por serem santos, mas por serem santos seus. Pelo menos assim o dizem. Os irlandeses, esses então não desaproveitam nenhum que digam poder ser seu.

Nota:E fico-me por aqui, já que tenho que sair. Mas volto, que estas são notas de se ir escrevendo aos poucos.
Até já.

4 comentários:

Nanny disse...

Ai valha-me a santa!

Já me baralhas mais que o Durkheim...!

Beijocas baralhadas e cansadas

Anónimo disse...

Você teve que sair e, pelos vistos entrou de férias, porque nunca mais volta.
Já é tempo de levar um PC portátil,
porque os leitores assíduos não podem ficar tanto tempo sem esta escrita sapiente.
Obrigada por estas informações preciosas que aqui deixou.
Vai-se mascarar de Sais ou Peles? Se for de Tempo, como será?
Deixo-lhe assunto para reflectir...

TempoBreve disse...

Olá, Nanny!

A Santa só vale aos irlandeses. E você não é irlandesa.
O Dukheim baralha-a? Eu, quando passar por ele, puxo-lhe as orelhas. Mas você está a brincar, que esse autor não é nada difícil.
Aceito a simpática oferta.
Você o outro dia escreveu um texto interessante. Se tivesse parado após a primeira sequência, teria ficado perfeito.
:-)

TempoBreve disse...

Ibel!

Nem portátil. Nem telemóvel. Uma desgraça. Mas faço isso de vez em quando.
Tem razão. Fui um indelicado. Pelo menos poderia ter avisado, não era?
Sabe? Mascarei-me de mim, que ninguém conhece. Muita gente só conhece o Tempo, mas a mim, não.
Andei pela Galiza, e fui até aos bascos. É um costume antigo.
Agora vou ter que recomeçar. Não sei se escreva mais um texto sobre aquilo das maçãs.
Ah! Tirei uma fotografia no mesmo local de "Homem caminhando sobre a água". Acho que está muito bem.
Até, com um :-)*